Blog

Conectando ideias, inspirando conhecimento - Descubra o mundo no nosso blog!

MPT abre procedimento para apurar morte de trabalhadores durante reparos em tubulação de esgoto em Mogi Guaçu

O Ministério Público do Trabalho (MPT) da região de Campinas (SP) informou nesta segunda-feira (7) que abriu um procedimento para investigar a morte de dois trabalhadores durante reparos em uma tubulação de esgoto em Mogi Guaçu (SP). O caso aconteceu na tarde de sexta (4).

O MPT informou que, no mesmo dia do acidente, recebeu uma denúncia e agora irá apurar se as normas de segurança foram ou não atendidas, e se houve culpabilidade por parte do empregador.

O procedimento deve ser distribuído para um procurador ainda nesta segunda.

Em nota, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Mogi Guaçu (Samae), que aparece como noticiado no procedimento, informou que irá colaborar com a apuração, mas ressaltou que todos os equipamentos de proteção individual necessários à execução dos trabalhos são fornecidos aos colaboradores.

Disse, ainda, que promove periodicamente atividades de treinamento aos funcionários, sendo as últimas no ano passado, com participação dos servidores que morreram, de acordo com o Samae.

“O Samae reitera que seguirá prestando às famílias toda assistência e suporte necessários. A Prefeitura decretou luto oficial de 3 dias no último sábado em razão do incidente”, complementou.

Mortes na tubulação
O caso aconteceu em uma tubulação de esgoto na Rua Geraldo Marchesi, no Jardim Vitória.

Segundo testemunhas ouvidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, um dos trabalhadores entrou na tubulação e passou mal após inalar gás tóxico. Em seguida, o outro teria entrado para ajudar e também ficado inconsciente.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas, de acordo com a Polícia Militar, as mortes foram confirmadas no local.

Em nota no dia do acidente, o Samae disse que as vítimas estavam no local para trabalhar no desentupimento de uma tubulação de efluentes. As causas do incidente ainda serão apuradas.

“O Samae se solidariza com familiares, com quem está em contato, e ressalta que oferecerá a eles todo suporte necessário neste momento tão difícil”, diz comunicado.

Foto: John Everte

Por g1 Campinas e Região

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments